Imagem capa - 4 Semanas de Gestação por Angela Teresa Perim Carreiro
Gestação, semana a semana

4 Semanas de Gestação


   

   Provavelmente você acabou de descobrir a gravidez.   


   Alegria sem fim… enorme! Bem diferente do seu bebê, que deve estar medindo cerca de 2 cm, menor que um grão de arroz. 

Consegue imaginar?

   

   Nesse período, a mamãe pode ter sangramentos. Eu tive nas duas gestações, mas a gravidez gemelar, esses sangramentos foram mais frequentes, e por esse motivo, fiz repouso absoluto e ganhei muita paparicação! Muito importante essas duas coisas…   

   

   Apesar de estar grávida de gêmeos, o teste de gravidez caseiro deu negativo. É claro, eu ainda não sabia que estava grávida, muito menos de dois. Era para o teste ter mostrado positivo, graças ao hormônio HCG que é liberado pela novíssima placenta. mas não o fez. E é esse mesmo hormônio que é responsável pelas náuseas no primeiro trimestre da gestação. E como esse tal de HCG é poderoso!!! Eu tive muuuuito enjôo… Aff, ninguém merece!   

   

   Então, caso sua menstruação tenha atrasado, tenha havido sangramento, mas o teste de gravidez caseiro deu negativo, faça como eu, procure seu médico urgente, pois pode estar grávida, e até de gêmeos.


   Um milagre estava acontecendo…, ou melhor, dois milagres. Meus bebês, que até então eram somente células, entocaram-se no revestimento uterino e começaram a crescer rapidamente. A placenta, um órgão que conecta os sistemas do nosso corpo aos do nosso bebê, começa a se formar e ao prender-se à parede uterina. Os óvulos estavam implantados!


   O cordão umbilical já vai se formando e sai de um dos lados da placenta. O líquido aminiótico já está se formando dentro de um saco gestacional que o circula.


   Quantas mudanças dentro da gente. Mas nesse período de 4 semanas de gestação, apesar de toda a alegria da descoberta, eu ainda não tinha noção do tamanho do amor que estava nascendo e crescendo dentro de mim.




"eu ainda não tinha noção do tamanho do amor que estava nascendo e crescendo dentro de mim"